segunda-feira, 30 de março de 2009

Europa em termos econômicos, política e problemas internacionais

A contemporaneidade no velho continente berço da civilizaçao - Europa - tem sido pautada por novos desafios internacionais que por sua vez demandam novas políticas econômicas, sociais, e ecológicas. De um mundo em acelerado processo da globalização, Europa hoje depara-se com questões outrora por ela consideradas pouco relevantes mas que atualmente são de extrema importancia na formulação de políticas públicas nacionais das nações que compõem a União-Européia. Já se tem a percepção de que no desenvolvimento/ crescimento econômico e social não podem se trilhados em esquemas e ou estratégias individualistas, o que é fundamental e indespensável para garantir eficácia na resolução dos problemas atuais que o mundo enfrenta e particularmente a Europa.

Sociedade

Nesta particularidade a migração(emigração e imigração) constituem sem duvida uma questão -chave na livre circulação dos cidadãos europeus naquele continente , permitindo-lhes usufruir dos seus direitos de aproximação entre povos, mais oportunidades melhores condiçãoes de vada, mais informação, formação, conhecimento acesso a tecnologias e um entendimento mais realista do globo e particularamente da Europa.
O emprego desejado sobretudo nos países mais vulneráveis como Portugal e os novos estados da ex-Uniao Sovietica, política habitacional previdencia social, subsidio do desemprego ... são apenas algumas das questões tidas como mais relevantes nas questões social da europa dos que correm.

Economia da Europa

A semelhança do que acontece na sociedade com a sociedade com alivre circulação das pessoas apela-se com uma verdadeira uniaõ dos mercados ou seja livre circulação de bens e serviços; restringir ou seja quebrar a barrera alfandigarias acertar a viabilidade e o escoamento dos produtos por via terretre e aeria, maritima e fluvial..


Europa em termos políticos

É nesta esfera que tudo pode ser feito para que se alcance a sociedade europeia desejado na economia para todos e ainda com este instrumento para políticas pode-se alcançar exito em outros dominios com mais democracia, união, e o espírito da globalização.


Novos desafios internacionais da Europa

Alguns novos fenômenos como a migração clandestina, o terrorismo, aquecimento global, avanço desenfreado cada vez mais do HIV/ SIDA no globo, resentimesnto a brutal crise financeira que assolou os grandes bancos mundiais e o setor imobiliario são apenas, algumas das questões problematicas da agenda internacional e particularmente da Europa.


Felismina

Nenhum comentário:

Postar um comentário